Opereta Maria da Fonte

de Augusto Machado. 2023

MARIA DA FONTE é o segundo título recuperado pelo Laboratório de Ópera Portuguesa, criado em 2022 e sediado no CCB.

Com Direção musical e edição de partitura do Maestro João Paulo Santos e Libreto moderno e encenação de Ricardo Neves-Neves, a Opereta MARIA DA FONTE apresenta a heroína popular como uma mulher intensa, corajosa e com consciência social.

Interpretada por oito solistas, Cátia Moreso, Luís Rodrigues, Marco Alves dos Santos, Inês Simões, Eduarda Melo, André Henriques, João Merino, Tiago Matos e onze actores, António Ignês, Juliana Campos, Rita Carolina Silva, Afonso Abreu, Afonso Lourenço, Guilherme Arabolaza, Miguel Cruz, Ricardo Morgado, Ruben Teixeira, Rui Miguel, Tiago Estremores, com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e Coro do Teatro Nacional de São Carlos.

Trata-se de uma Opereta de natureza cómica e satírica, foi escrita por Augusto Machado, a partir de um libreto original da autoria de Batalha Reis, Gervásio Lobato e João Francisco de Eça Leal, tendo sido estreada no Teatro da Trindade em 1879.

Sabe-se que o libreto original foi escrito por Batalha Reis, Gervásio Lobato e João Francisco de Eça Leal, no entanto, nada se sabe do seu paradeiro. O encenador Ricardo Neves Neves, foi convidado a elaborar um libreto a partir das partes que constam da versão musical. As maranhas originais não se perderam na recuperação da opereta de Machado. Falamos da intriga que envolve a própria personagem Maria da Fonte, o seu amante Ludovino (um agricultor rico) e a sua irmã, Joana, assente em fortes suspeitas de traição; e de uma conspiração entre o administrador local, Vilar, e o abade Cortições, que se subentende ser pai da Maria da Fonte e da Joana, para enviar os rapazes para o exército e combaterem o povo.

A anteceder a esta estreia realiza-se uma semana que inclui um conjunto heterogéneo de iniciativas complementares ao projecto.  A Semana Maria da Fonte promete ser uma experiência cultural inesquecível e uma oportunidade para refletir sobre temas tão atuais como os respeitantes às questões de género e da igualdade, entre outras. Apresenta um ciclo de conferências votado ao papel multifuncional da mulher portuguesa no decurso da história.

A Semana Maria da Fonte é uma celebração da cultura e história de Portugal, enaltecendo a força e a determinação das mulheres.

©Pedro Macedo | Framed Films

Ficha Artística e Técnica

Direção do Laboratório de Ópera Portuguesa Jenny Silvestre
Direção de estudos musicológicos 
Luísa Cymbron (CESEM / NOVA-FCSH)
Direcção musical e edição da partitura moderna 
João Paulo Santos
Encenação e libreto moderno 
Ricardo Neves-Neves
Libreto (partes cantadas) 
Gervásio Lobato, Jaime Batalha Reis, Eça Leal

Solistas 
Maria da Fonte Cátia Moreso 
Abade Cortições Luís Rodrigues 
Ludovino Marco Alves dos Santos
Joana Eduarda Melo 
Perpétua Inês Simões 
Onofre André Henriques
Vilar Tiago Matos 
Aniceto João Merino

ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS

Atores
Chefe do Exército Real António Ignês 
Domingas Juliana Campos
Lemúria Rita Carolina Silva 
Ninfas do Minho / Exército Real
Afonso Abreu
Afonso Lourenço
Guilherme Arabolaza
Miguel Cruz
Ricardo Morgado
Ruben Teixeira
Rui Miguel
Tiago Estremores
 

Assistente de direção musical Joaquim Ribeiro
Correpetidores 
Joana David, Nuno Margarido Lopes
Direção de cena 
Patrícia Costa
Assistente de Direcção de Cena 
Catarina Silva

Figurinos Rafaela Mapril
Assistência de figurinos 
Margarida da Silva
Confecção 
Ana Baltar, Ana Santos, Inês Oliveira, OPART-TNSC Ana Paula Simaria, Célia Lîbanio, Diogo Santos, Márcia Val Miyamoto
Guarda-roupa 
OPART-TNSC Anabela Vicente, Patrícia Abreu
Adereços 
Lea Managil, Rui Gueifão, OPART-TNSC Nuno Barracas
Cenário 
Ricardo Neves-Neves com consultoria técnica de Cristina Piedade e ilustrações de José Cruz
Desenho de luz 
Cristina Piedade
Assistente de desenho de luz 
Pedro Gonçalves
Desenho de som 
Frederico Pereira 
Sonoplastia 
Sérgio Delgado 
Movimento e coreografia 
Joana Mestre
Coreografia de combates 
Tiago da Cruz
Maquilhagem e caracterização 
Marco Santos
Assistentes de maquilhagem e caracterização 
Catarina Félix, Carolina Gonçalves, Bruno Saavedra, Dennis Correia 
Fotografia cartaz e spot 
Pedro Macedo / Framed Films 
Assistentes de encenação 
António Ignês, Juliana Campos e Rita Carolina Silva 
Segunda assistente e apoio de bastidores 
Vera Gonçalves 
Produção TdE 
Carolina Varela, Eliana Lima
Direção técnica 
OPART-TNSC Joana Camacho, Miguel Menezes
Setor de maquinaria 
OPART-TNSC João Paulo Araújo, Felipe Loch, Fernando Correia 
Produção 
OPART-TNSC Mafalda Gouveia, Luís Marreiros, Marta Silva
Difusão 
José Leite 
Produção
CCB Patrícia Silva 
Comunicação e Assessoria de Imprensa TdE 
Mafalda Simões
Comunicação e Assessoria de Imprensa 
APARM Ana Abrantes, Marina Sobral, Filipe Pinho
Comunicação 
OPART TNSC Raquel Maló, André Quendera, Margarida Macedo de Sousa, Maria Salgado
Coordenação de comunicação 
CCB Sofia Mântua
Assessoria de imprensa 
CCB Sofia Cardim
Produção editorial e revisão 
CCB João Moço
Direção do Coro e Orquestra 
Margarida Clode, Celeste Patarra, João Carlos Andrade, Jerónimo Fonseca, Diana Gonçalves, Maria Beatriz Loureiro, Nuno Guimarães, Isabel Pina, Sandra Correia
Projeto educativo 
Jenny Silvestre, Sara Castro, Ana Proença, Helena Carvalho Pereira
Coprodução 
APARM – Academia Portuguesa de Artes Musicais, Centro Cultural de Belém, OPART/Teatro Nacional de São Carlos, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Égide - Associação Portuguesa das Artes, Teatro do Eléctrico
Mecenas do Laboratório de Ópera Portuguesa
Ouro Pereira LDA, Cândido Vieira LDA, Casa do Monte da Veiga, Azalenkantada, Materiais de construção, Óptica 1 de Álvaro Oliveira LDA, Foco Criativo Unipessoal, Hotel Rural Maria da Fonte, Superpóvoa Supermercados SA, Baptista e Soares SA, DAEL Indústria Metalúrgica LDA
Áudio descrição Anaísa Raquel, Sofia Afonso
Tradução em língua gestual portuguesa Sandra Faria
Agradecimentos Fernando Gomes, Paulo Freitas, Quinta Pedagógica dos Olivais, Adega Belém Urban Winery

Apresentações

Em 2024:

Fafe, Teatro Cinema de Fafe, 6 ABR
Póvoa de Lanhoso, Theatro Club, 7 ABR

Apresentado em:

Lisboa, Centro Cultural de Belém (2023)